As promoções do trade marketing incluem atividades como:
garantindo a exposição visível do produto,
posicionamento de produtos de marca e pr,
proporcionando mais espaço nas prateleiras,
e até mesmo boca a boca ou marketing boca a boca WOMM.
No caso de produtos que não requerem intervenção humana para vender de forma efetiva, como pasta de dente, baterias, etc. (onde há mais alternativas de produtos), aqui o fabricante deve dar alguns descontos, ou melhores margens, alguns brindes para garantir a disponibilidade do produto .
O trade marketing desempenha um papel efetivo no desenvolvimento sustentável da marca. Para ser mais eficaz, há seis áreas nas quais um fabricante deve se concentrar mais para que o trade marketing seja eficaz.
Para um trade marketing eficaz, o fabricante deve se concentrar em:
Cronograma de promoção (que pode incluir tempo de venda), Muitas promoções cruzadas de itens próprios (venda cruzada), As promoções devem ser sempre sobre o tema (Natal, Ano Novo, festas, etc.), Comunicar o valor do produto ao consumidor (como ele se parece em comparação com a concorrência), Planeje sempre com antecedência e As promoções devem visar o desenvolvimento da marca, não apenas as vendas.
Um exemplo de estratégia de como você pode desenvolver seu trade marketing:
Espetáculos comerciais. A feira é ideal para networking e construção de bons relacionamentos comerciais.
Promoções comerciais. Os fabricantes precisam de relacionamentos contínuos com varejistas, atacadistas e distribuidores.