Dois tipos de experiência

  1. Anders Ericsson e Giyoo Hatano são dois cientistas que estudam perícia. Sua pesquisa os levou em direções ligeiramente divergentes. Como resultado, eles também fornecem conselhos diferentes sobre como você desenvolveria experiência.

O Que é Perícia? Conheça os Detalhes dessa Atividade Técnica

Ericsson é um conhecido psicólogo cognitivo que estuda aprendizagem e perícia há décadas. Sua definição se concentra na consistência.

Numa discussão sobre o Desempenho Superior de Peritos nas Direções Atuais da Ciência Psicológica , Ericsson e Ward definem perícia como o pensamento e as qualidades que levam a um desempenho consistentemente superior.

Isso está muito de acordo com nossa definição acima. Hatano e Inagaki ampliaram essa noção de perícia em seus estudos. Esses pesquisadores notaram que parecia haver dois tipos de perícia.

Primeiro, eles descreveram uma forma de perícia da mesma forma que Ericsson e outros. Eles chamaram isso de perícia de rotina. Os peritos de rotina conseguiam resolver os problemas de forma consistente, mas confiavam em procedimentos de rotina que já tinham utilizado muitas vezes antes.

No entanto, também descobriram que, em grupos de peritos reconhecidos, alguns pareciam ser ainda mais peritos do que outros.

Eles descobriram que o que diferenciava esses “peritos entre os peritos” era a sua capacidade não apenas de resolver problemas, mas de resolvê-los de novas maneiras, inventando novos procedimentos e estratégias. Hatano e Inagaki chamaram o que esses peritos tinham de experiência adaptativa .